Olá, amantes de chapéus!

Para quem ama chapéu e os usa frequentemente, é totalmente normal surgir aquela sujeirinha, mancha ou mesmo poeira, certo? Mas como limpar e mesmo depois deixá-lo com aspecto de novinho?

Muita gente deve se fazer essa pergunta. Mas calma que aqui vamos te mostrar o passo a passo de como limpar, cuidar e guardar seu chapéu, até porque não é só chegar e lavar, há um processo e é bem necessário saber que tipo de limpeza fazer para cada tipo de material de chapéu, pois cada um requer também certo tipo de cuidado.

Como limpar um Chapéu

Para tirar a poeira do chapéu de outros tecidos sem ser de feltro, você pode utilizar um pano seco ou levemente umedecido, basta passá-lo em seu chapéu apenas de leve.

Como limpar Chapéu de Feltro

Será necessário que você realize esta tarefa com bastante delicadeza, para que não venha estragar seu chapéu, pois o feltro exige um cuidado maior.

Você vai precisar de uma escova (pode ser uma escova de dentes novas e com cerdas leves) e uma fita adesiva (ou rolos que vendem em alguns supermercados).

Primeiro passe a escova em um sentido só da fibra, e de forma bem suave por todo o chapéu, para retirar os resíduos de sujeira. Logo após, para remover alguns fiapos, sujeiras e pelos, passe a fita, basta colocá-la e puxar. Finalize com um pano limpo e seco para remover mais ainda a poeira.

Removendo Manchas

Em casos de manchas no chapéu, você pode utilizar uma borracha ou esponja de maquiagem (limpa).

Para casos de manchas de gordura, você colocará um pouco de amido de milho sob a mancha, depois comece a esfregar delicadamente e espere cerca de 5 a 10 minutos. Após o tempo, passe um pano limpo e veja se a mancha realmente saiu. Caso persista ali, o ideal será usar um removedor próprio de manchas, mas fique bem atento à etiqueta do produto para ver quais tipos de componentes químicos podem ser utilizados nele para limpeza.

Em casos de manchas de vinho é recomendável uma lavagem a seco.

Como tirar Manchas de um Chapéu de Palha

Utilize apenas uma borracha escolar. Jamais utilize água ou álcool, pois os produtos podem danificar as fibras do seu chapéu de palha.

 

Como Guardar seu Chapéu

Para quem gosta de guardar em caixas

Saiba que existem caixas apropriadas para o armazenamento de chapéus, que possuem um suporte no centro para mantê-lo no lugar, sem risco de amassar, fazer pressão ou peso e acabar estragando.

Na parede

Guardá–los verticalmente é uma ótima opção prática e barata que poupa tempo e espaço, sem dizer que dá uma bela decoração na casa! Para isso use um gancho para mantê-los na parede.

Em Cabideiros

Outra maneira bastante prática de guardar os chapéus e que dá uma linda decoração.

 

E atenção na hora de guardar! Deixe o ambiente nos quais você irá guardar seu chapéu, bem limpos. Verifique se está tudo limpo e seco, sem umidade alguma.

Cuidando bem dos seus chapéus resultará em acessórios mais duradouros e lindos. E por falar em duradouro, para você que ama chapéu, e está sempre buscando pelos modelos mais lindos e de ótima qualidade, conheça a loja Efeito MDC. Produzimos vários tipos de chapéu, com altíssima qualidade, conforto e beleza, feito com todo carinho e inspirado exclusivamente em você.

Essas foram nossas dicas de como cuidar bem do seu chapéu. Aprender a como limpar e guardar faz toda a diferença, pois o torna mais duradouro. Esperamos que tenham gostado.