Chapéu, proteção contra frio e raios solares, enfeita e esconde até as falhas de cabelo. Além de tudo isso ainda acrescenta aquele estilo no look e tantas outras coisas também.

Para você que ama um chapéu ou deseja conhecer mais sobre o mundo do chapéu, a seguir mostraremos um guia prático de tudo que você precisa saber sobre esse acessório.

Como surgiu o Chapéu?

O chapéu surgiu por volta de 4.000 a.C no Egito antigo, na Babilônia e na Grécia, quando o uso de faixas na cabeça tinha como finalidade prender e proteger os cabelos – por isso, hoje a faixa estreita é colocada em torno da copa dos chapéus (a fita ou bandana), isso é remanescente do primeiro tipo de chapéu. Esse acessório era habitualmente usado pelos egípcios de classe alta, que naquele tempo antes de cobrir a cabeça com uma mantilha, raspavam seus cabelos.

Após isso, surgiu o “petasos” – o primeiro chapéu com uma aba conhecida pelos homens -, por volta do ano 2.000 a.C., que se tratava de um chapéu que possuía copa baixa e abas largas que os gregos usavam em suas viagens como uma forma de proteção.

A palavra chapéu provém do latim antigo “cappa”, “capucho” que significa peça usada para cobrir a cabeça. Uma das primeiras representações pictóricas de um chapéu aparece em uma pintura do túmulo de Tebas, no Egito, que mostra um homem usando um chapéu de palha cónico datado cerca de 3200 a.C.

Tipos de Chapéu

Existem diversos tipos de chapéu, entre eles estão:

Boina Feminina e Boina Masculina

Existem boinas femininas e masculinas, conhecidas por ser um tipo de chapéu achatado e sem abas. Geralmente fabricado em feltro de lã, ou material macio similar. Usados desde tempos antes da guerra, primeiramente como um modo de proteger os homens do frio.

Boina Feminina
Boina Masculina

Chapéu Coco

O modelo Coco (ou Bowler) teve seu auge atingido graças ao cinema, pois na época os filmes tinham uma grande influência no cotidiano das pessoas, então seu modelo acabou sendo bastante visado.

Chapéu Country

O Chapéu estilo country está sempre associado à interiores e festas sertanejas e suas principais características. Seu modelo segue em forma de abas grandes e curvadas, seus modelos mais clássicos são feitos de couro, porém atualmente pode se encontrar também o modelo dele em diversos tipos de materiais.

Chapéu Fedora

O Modelo Fedora surgiu no final do século XIX, um dos maiores clássicos do mundo dos chapéus, assim como o Coco que mencionamos acima. Porém as pessoas só começaram a visitá–lo e utilizá–lo nos anos 40/50, quando os famosos de Hollywood passaram a usar o modelo nos filmes, seu modelo inclusive aparece em clássicos como “ Cantando na chuva” e “Casablanca”.

Chapéu Floppy Boho

O Floppy é um modelo bastante usado por mulheres, sua forma possui copa arredondada, abas grandes e maleáveis, ele também pode ser confeccionado em vários materiais e pode ser usado tanto para o inverno como para o verão.

Chapéu Panamá

O Estilo Panamá originalmente criado no Equador feito de palha toquilla, é sem dúvidas um dos maiores clássicos da chapelaria, pois seu formato é literalmente inconfundível. Apesar de ter sido criado no Equador, deu-se pelo nome Panamá, quando ocorreu a visita do presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, que visitou o  canal de Panamá. Ele foi fotografado com a peça e disse que o nome do modelo se chamava chapéu Panamá. 

Chapéu Paris

O Chapéu Paris é produzido em palha de carnaúba natural. Um modelo estilo chapéu palheta, que combina bem com faixas de cores fortes e geralmente customizado com as iniciais do seu nome. É um chapéu feminino muito queridinho pelas influencers, atrizes e pelos famosos em todo o Brasil.

Chapéu Pork Pie

O estilo Pork Pie é um modelo de chapéu inglês que surgiu por volta do século XIX. Seu nome deu origem pelo fato de sua copa ser parecida com as tortas de porco que eram vendidas na época. Atualmente seu modelo se popularizou bastante, por tanto pode ser encontrado em vários tipos de materiais.

Chapéu Bucket

Febre dos anos 90, o chapéu bucket hats ou chapéu de pescador, ficou bem famoso com as estrelas do rap e hip hop usando-o. Porém o chapéu bucket surgiu na Irlanda para manter a cabeça e os olhos dos pescadores protegidos da chuva. Porém em outros lugares do mundo, famosos como Justin Bieber, Rihanna, Kendall Jenner e marcas famosas como Prada, Versace e Fendi tem incorporado o acessório aos looks.

Como usar

Muita gente possui este tipo de dúvida, de “como usar um chapéu” e até mesmo “quando usar”. Mostraremos a seguir dicas de como usar um chapéu.

Boinas

Você pode usá-lo em qualquer estação que desejar, seja no frio ou no calor.

     

Bucket

Bucket combina em vários tipos de estilos, seja praiano ou até mesmo com casacos ou vestido florido e um sapatinho perfeito para todo tipo de estação.

Fedora

Pode ser combinado com tecidos leves, vestidos ou até mesmo calças jeans e camisetas para o dia a dia.  

Floppy Boho

Esse tipo de chapéu combina praticamente com tudo que é look, mas perfeito para verão.

Panamá

Chapéu panamá perfeito para um passeio a tarde, praia e piscina para dias mais ensolarados e um belo close.

Paris

Queridinho dos famosos, peça feminina, delicada, que também combina bem com verão e um bom biquíni.

Coco

Combina bem com passeios, shows, cineminha.

Country

Esse chapéu combina com looks tradicionais: calça, shorts, camisa xadrez.

Pork Pie

Perfeito para um terno, roupas de frios e até looks mais informais.

Como cuidar do seu chapéu

Para que haja uma maior duração do seu acessório, o chapéu requer alguns cuidados especiais.

Como limpar

Para tirar a poeira do chapéu de outros tecidos sem ser de feltro, você pode estar utilizando um pano seco ou levemente umedecido, basta passá-lo em seu chapéu apenas de leve para que assim não venha danificar o tecido do chapéu. Se quiser saber mais, clique aqui e acompanhe nosso artigo sobre esse tema.

Como guardar

Os chapéus geralmente são acessórios bem volumosos e às vezes de textura mais durinha, por isso procure colocá-lo de uma forma em que nenhum objeto que esteja por perto, possa danificá-lo. Você pode usar uma caixa apropriada para chapéu, ou colocar pendurado na parede com um suporte próprio que além de guardá-lo de uma forma sem danificar ainda dá aquele charme na casa.

Caso queira saber como guardar seu chapéu na mala, acompanhe nosso artigo sobre esse tema, clicando aqui.

Onde encontrar esses chapéus

Existem muitas chapelarias e lojas online, que produzem e vendem esses tipos de chapéu, mas antes de comprar é importante fazer uma boa pesquisa para saber onde encontrar uma loja que venda, além chapéus lindos que sejam de ótima qualidade, como a Efeito MDC, que produz chapéu de qualidade, beleza, conforto e grande sofisticação.

Esse foi o artigo sobre o guia prático de tudo que você precisa saber sobre o chapéu. Esperamos ter ajudado a entender melhor sobre o mundo dos chapéus, como cuidar de cada chapéu, guardá-lo e como mantê-lo bem preservado, para que assim dure mais tempo. Esperamos também tê-los inspirado com todas essas dicas.