Sucesso total nos anos 60/70. O chapéu Floppy retornou com tudo e virou febre nas cabeças das fashionistas. E no Brasil o Floppy tem ganhado cada vez mais espaço, pois esse estilo de acessório tem sido queridinho de musas da moda. Afinal, combina com todo e qualquer estilo. Vamos conhecer a seguir mais sobre o chapéu Floppy.

Como Surgiu

O chapéu Floppy surgiu na década de 1960 na Europa, mas fez sucesso somente 10 anos depois, com a atriz e ativista francesa Brigitte Bardot.

Chapéu Floppy era por muitas vezes indicado por médicos dermatologistas para proteção contra os raios solares por conta de suas abas longas. Tornou-se peça atemporal de fashionistas, atrizes e influenciadores digitais no Brasil e no exterior. 

Esse chapéu foi bastante usado nos anos 70 e faz um tempo que já vem ganhando destaques em sites de street styles. Sua forma é aba larga, curvada e flexível, deixando qualquer visual com aquele toque mais glamouroso. Grandes eventos como a Lollapalooza, Coachella e Rock in Rio, geraram um grande uso desse acessório que aos poucos foi se tornando praticamente um uso fundamental nesses lugares, pelo tanto de sucesso que estava fazendo.  

Como Usar

Esse chapéu proporciona vários looks lindos, no qual grandes influências como Jennifer Lopez, Taylor Swift, Bruna Marquezine e Cléo Pires amam usar e que fizeram maior sucesso com esse acessório juntamente de seus looks. Mostraremos a seguir como usar e onde usar esse tipo de acessório. 

Como usar o chapéu Floppy com casacos


Como usar o chapéu Floppy com vestidos


Como usar o chapéu Floppy com calças

Como usar o chapéu Floppy com saias

Como usar o chapéu Floppy com macacão

Como Cuidar

Como é um chapéu delicado, será necessário todo cuidado possível, na forma em que for guardar, limpar e se caso pegar algum tipo de mancha, é necessário saber o que fazer para tirar essa manchinha, para que quando for limpar, não venha a danificar o tecido do seu chapéu, e assim, desgastá-lo mais rápido.

Como limpar chapéu Floppy de tecido feltro

Para os de tecido feitos de feltro a limpeza deve ser bastante cautelosa, com toda delicadeza use uma escova – pode ser uma escova de dentes nova – e sempre escovando no sentido das fibras, após use uma fita adesiva ou rolos adesivos para remover alguns fiapos ou até sujeiras que tenham ficado no tecido do seu chapéu. Para finalizar use um pano seco para remover a poeira na peça.

Como tirar manchas do chapéu de feltro

No caso de manchas, o indicado é que você esfregue delicadamente com uma borracha ou aplique um pouco de removedor de manchas leve. Caso não consiga remover a mancha toda ou nada dela, polvilhe um pouco de pó absorvente como o bicarbonato de sódio, em todo o chapéu e deixe fazer efeito por 5 minutos antes de retirá-lo.

Como limpar o chapéu Floppy de outros tecidos

Use um pano seco ou levemente umedecido para retirar poeiras e manchas.

Como Guardar

Além de saber como limpar seu chapéu, também é muito importante saber como guardá-lo. Todo chapéu em si precisa ser bem cuidado e requer uma atenção, da mesma forma é o chapéu Floppy. Pois é um chapéu bem delicado que quando não estiver em uso, deve ser bem guardado. Segue abaixo uma listinha de como guardar seu chapéu:

  • Em caixas: Existem caixas apropriadas para o armazenamento de chapéus, pois possuem um suporte no centro da caixa, para mantê-lo no lugar, sem fazer pressão ou peso e não acabar estragando o chapéu.
  • Empilhados: Não há nenhum problema em guardar todos os seus chapéus empilhados, apenas lembre-se de colocar o menor número para o maior, sem amassá-los.
  • Na parede: Armazenar os chapéus verticalmente é uma prática e até mesmo barata que poupa espaço e dá aquela linda decoração na casa. Para isso use um pequeno gancho – existem diversas maneiras – para mantê-los na parede.
  • Em cabideiros: Essa é outra maneira bastante prática de guardar o seu chapéu. Além de ser uma ótima solução simples, cabideiros horizontais também podem servir de decoração.

Não esqueça, o mais importante na hora de guardar seu chapéu, é deixá-lo em ambientes secos e limpos, se houver algum tipo de umidade evite deixar nesse local ou até guardá-lo la.

Onde Encontrar

Se você deseja um chapéu de qualidade que tenha maior duração e que não venha se desgastar com pouco tempo, procure por lojas que produzam e vendam este tipo de chapéu. Como a Efeito MDC, uma empresa que além de vender produtos lindos, produzem chapéus de altíssima qualidade, no qual, você poderá ficar despreocupado quanto ao desgaste. Além do chapéu Floppy, você poderá encontrar vários outros tipos de chapéus também.

Então, gostou de conhecer melhor o mundo do chapéu Floppy?

Essas foram as dicas de como usar, a história do chapéu Floppy e como preservar melhor seu chapéu Floppy.