Fedora, estilo de chapéu de sucesso nos anos 1940 e 1950. Chapéu clássico e mítico com aba larga e cheia de estilo, e ainda com muitas dúvidas existentes sobre o uso e surgimento do chapéu Fedora. Por isso, conheça a seguir mais sobre esse acessório

 

Como surgiu

Chapéu Fedora, sucesso entre músicos, cantores, atores, digitais influencers e fashionistas. surgiu no final do século XIX , quando a atriz francesa Sarah, considerada por ser a atriz mais famosa da história,  usou na época o chapéu 

Fedora no modelo feito de feltro macio e vincado, usado em um espetáculo.  Embora seja um chapéu masculino, o nome “Fedora” vem de uma peça do autor francês Victorien Sardou apresentada em Paris em 1882. Foi justamente quem escreveu o papel da princesa Fédora Romanoff, um papel-título, para a atriz Sarah Bernhardt. Esse chapéu logo foi uma moda popular para as mulheres, especialmente para as ativistas dos direitos das mulheres. Um tempo mais tarde,sufragistas. 

 

Eles Usam

Chapéus Fedora de formato alongado em forma de C, seguiu carreira meteórica nas décadas de 1940 e 1950, passando a ser usada por grandes famosos de hollywood e usadas por homens como Gene Kelly e Humphrey Bogart, em clássicos como “dançando na chuva” e “Casablanca”. 

O chapéu Fedora também foi muito marcado na época com o uso  pelos detetives,  gângster e mafiosos do mesmo cinema americano nos filmes noir. Personagens como Al Capone e Dick Tracy foram vistos e revistos usando este modelo fedora. 

Já nos anos 80/90 o modelo fedora permaneceu ainda usado pelos famosos, esse modelo clássico que aparece sendo usado por Indiana Jones, que continuou nos palcos e passarelas  até chegar de vez às ruas, sendo considerado um acessório “coringa” em muitos looks. E mais recente, figuras famosas como Justin Timberlake,  Michael Jackson, Brad Pitt e Johnny Depp, passaram a ser vistos utilizando este mesmo acessório em palcos, festas, shows, viagens e passeios. 


5 Tipos de Fedora e como usá-lo

Existem muitos tipos diferentes de chapéu Fedora, mostraremos 5 tipos e como usá-los 

  1. Large: clássico e sofisticado, com curvas únicas com dimensões que o tornam perfeito para as estações mais frias do ano, transformando o look em muito mais charmoso.
  2. Kansas Indiana: Modelo inspirado no filme Indiana Jones. Ele possui a aba rígida e é muito mais resistente ao clima e desgaste do tempo, por isso é um chapéu extremamente duradouro, pode ser utilizado tanto em ambientes urbanos quanto em rurais, é unissex.
  3. Forrest: Modelo perfeito para temporadas mais frias, pode ser usado com praticidade em qualquer tipo de roupa, sem dúvida é um coringa no guarda-roupa.
  4. Fedora de Palha: O modelo de palha é mais tendência para dias quentes, o modelo Fedora palha fica perfeito com jeans e looks despojados.  
  5. Compass: Esse modelo foi inspirado nos ícones da boemia do Rio de Janeiro dos anos 40. E vai muito bem com um visual mais clássico, com camisa, calça de linho e óculos de sol.

Como Usar Fedora

No Brasil, a elegância Fedora cai bem em todas as estações, famosos e artistas como Lulu Santos, Juliana Paes, Bruna marquezine e Nanda Costa, são frequentemente flagrados no click utilizando esse acessório.

Seja na clássica de aba curta como trilby, ou aba mais longa, o acessório Fedora é simplesmente lembrando na hora de compor um look mais despojado e ao mesmo tempo elegante. Vejamos algumas inspirações para uso Fedora abaixo:

Esporte fino

Jeans

Suéter


Terno

Social

Como Cuidar

Para transformar seu chapéu em algo mais duradouro, é necessário ter todos os tipos de cuidados possíveis, para isso segue abaixo dicas de como cuidar melhor do seu chapéu Fedora, de forma que não ocorra desgaste e tenha uma maior durabilidade.

  • Verifique a etiqueta do seu chapéu: Antes de limpá-lo o recomendável é visualizar as instruções de lavagem em sua etiqueta, para assim, determinar quais métodos são nocivos para o tecido.
  • Nunca coloque chapéu em máquina de lavar: Esta alternativa pode causar o aparecimento de pelos e penugem.
  • Remova as sujeiras antes de iniciar a limpeza: O maior erro e o mais comum é tentar lavar ou limpar o chapéu sem antes remover qualquer resíduo do chapéu, podendo causar a expansão destes materiais e manchar o tecido permanentemente.
  • Cuidado com produtos químicos: Quando exposto a compostos químicos, o feltro pode torna-se mais suscetível a manchas e danos. Lembre-se: caso vá usar produtos de limpeza apropriados para esse tipo de material, será necessário efetuar o processo de modo cauteloso.
  • Seque seu acessório completamente: Caso você use métodos com a utilização de água para a limpeza, é importante que ele esteja completamente seco após a finalização deste processo, pois o acúmulo de água no tecido pode causar mau-cheiro e desgaste no seu chapéu.
  • Efetue uma lavagem completa com água em temperatura ambiente: É comum a utilização de água em abundância em procedimentos de como limpar o chapéu Fedora sem causar danos. É realmente possível remover grande parte das manchas simplesmente por esfregar o tecido, mas, com muito cuidado e delicadeza.
  • Limpeza à seco: Em casos de limpeza a seco é uma excelente alternativa, pois é uma ótima maneira de remoção de manchas que resultam em menos riscos para a durabilidade do material.

Onde Encontrar

Se você deseja um chapéu de qualidade que tenha maior duração e que não venha se desgastar com pouco tempo de uso, procure por lojas que produzam e vendam este tipo de chapéu. Como a Efeito MDC, uma empresa que produz chapéus de altíssima qualidade, beleza e sofisticação. Além do chapéu Fedora, você poderá encontrar também vários outros tipos de chapéu.

Então, gostou de conhecer melhor o mundo do chapéu Fedora?

Um artigo feito para que você venha conhecer melhor, entender e se inspirar. Encontrando aqui história, dicas de como usar e preservar melhor seu chapéu.