Há várias formas de se usar uma boina e aqui vamos te mostrar quais são, tanto para as mulheres como para os homens, pois esse acessório voltou a se popularizar muito entre eles nos últimos tempos.

Antes de tudo, uma curiosidade: você sabia que o uso das boinas é algo que já vem de muitos anos atrás?

Antigamente, os homens as usavam para se proteger do frio e ao decorrer dos anos, foi a vez dos militares começarem a usá-las, mas durante os anos seguintes a boina acabou ganhando mais visibilidade e vários artistas, atores e ícones da moda começaram a usar algumas adaptações desse acessório militar. Assim, as boinas começaram a fazer parte do vestuário feminino também, fazendo atualmente o maior sucesso… mas fica uma grande dúvida para quem deseja usá-las: afinal, como se usa uma boina?

Se essa é uma dúvida sua, continua aqui que vamos te explicar e dar dicas de como usar e em que se encaixa bem uma boina.

Outra curiosidade é que normalmente a boina está associada ao frio e inverno por ser feita de materiais mais pesados, como lã, couro ou feltro, mas também existem modelos feitos de outros tipos de tecidos para as estações mais quentes.

Como Usar: Boinas Femininas

Como falamos antes, existem várias formas de se usar uma boina, seja:

  • O mais comum é usá-la um pouco caída para o lado
  • Mais centralizadas
  • Um pouco mais para cima da cabeça ou mais caído, descendo em direção da nuca
  • Pode deixá-la mais plana ou um pouco mais cheinha. Vai depender do que você gostar mais e achar mais confortável, de uma forma que combine com você.

Veja abaixo exemplos de como usar boinas femininas:

Como Usar: Boinas Masculinas

A primeira coisa a se ficar bem atento é quanto ao tamanho das boinas, pois é necessário um modelo de tamanho que se encaixe em você. Ela não pode ser nem muito larga e nem muito apertada, tem que ficar de uma forma confortável. Procure o ângulo certo, nem muito na vertical ou diagonal. Teste no espelho até encontrar um ponto que te deixe confortável e que combine com seu rosto. Caso você tenha cabelos grandes, uma ótima opção é deixar um pouco da franja abaixo da sua boina.

As boinas masculinas podem ser encontradas em diversas cores neutras, lisas e até estampadas e em diversos tipos de materiais. Você pode procurar por materiais mais quentes, como feltro, para dias mais frios; e pode apostar nas boinas de tecido mais quentes, nesses casos.

Se você gosta de um estilo mais anos 20/30, você pode optar por usar a boina acompanhada de suspensórios ou outros acessórios, mas se você gosta mais do comum, você pode usá-la misturando peças básicas, como jeans e camisetas com blazer ou uma camisa.

Veja abaixo exemplos de como usar boinas masculinas: 

Boinas em casamentos

Atualmente muitos noivinhos estão adaptando o uso das boinas em casamentos, para quem ama e deseja realizar um casamento ao ar livre, algo mais rústico, o uso da boina cai super bem com o ambiente. Veja abaixo exemplos de como usar boinas em casamentos:

Como utilizar boinas no inverno

A boina, como falamos antes, está bem associada ao inverno por ser um chapéu criado em um país europeu. Ela é muito utilizada no inverno para proteção do frio, até porque antigamente elas eram usadas com esse intuito. E até hoje a boina ao ser vista é bastante lembrada ao inverno. Mas como usá-las nesse clima?

Existem vários tipos de boinas de inverno, são elas:

  • Boina Italiana: como a Aristeo, que é bem semelhante a forma de um boné. Passa um ar de sofisticação para quem o usa, este acessório combina muito bem com ternos e com óculos.
  • Boina Francesa: é um clássico entre as boinas, o uso remete aos artistas franceses de décadas passadas. Esse modelo pode ser encontrado em diversos tipos de materiais, como: Feltro e Pelúcia. Combina bastante com uma calça cintura alta e camisa listrada, uma sapatilha também chega a compor um estilo e elegância.
  • Boina Militar: que foi a responsável pelas boinas terem sobrevivido às exigências por tantos anos, como explicamos no início. Apesar de originalmente ela ter sido criada para uso militar, o uso delas ainda está muito presente nos dias atuais.
  • Boina com Aba: um dos modelos queridinhos da atualidade, depois de ter feito bastante sucesso no filme “O Diabo veste Prada”. Seu modelo é considerado neutro, logo, cai bem e m qualquer estilo.

Existem também outros materiais de boinas, como crochê e tricô, que podem ser as variantes dos estilos citados acima e combinam com qualquer look e acessório.

Veja abaixo exemplos de como usar boinas no inverno:

Como usar Boinas em outros Estilos e Estações

Outras estações

Os usos das boinas não são só para invernos, pode também usá-las em estações mais quentes. Você pode usar sua boina e dar um toque especial no seu look em qualquer estação, por isso existem modelos de materiais mais leves feitos essencialmente para isso. 

Outros estilos

Casual

A boina tem um poder de mudar qualquer produção, você pode criar diversas combinações com peças básicas, como camisetas, jeans e moletons combinado o look assim com uma boina, seja ela colorida ou preta. Seu visual com certeza irá ficar mais interessante e cheio de personalidade.

Social

O uso de boinas sociais no Brasil ainda não é algo muito comum, mas eles podem sim, combinar com roupas sociais. O ideal é usá-la com cores neutras que não venham a distorcer muito as cores das outras peças. Assim, o acessório deixa a produção mais elegante. Selecionamos uma imagem abaixo, para que possam ver como ficaria:

Veja abaixo exemplos de como usar boinas em outras estações:

Essas foram nossas dicas de como você pode usar boinas, e nossas inspirações para vocês. Caso você tenha gostado e esteja procurando uma loja que trabalhe com boinas lindas, feitas de vários modelos e de qualidades, conheça a Efeito MDC, uma loja especializada em chapéus, com produtos de qualidades, produzidos com todo carinho e inspirados exclusivamente em você.

Bom, esperamos que tenha gostado dessas dicas. Não se esqueça de conhecer os produtos da Efeito MDC e ter o prazer de desfrutar de um produto de beleza, altíssima qualidade e conforto.