Olá, amantes de chapéus!

O uso do chapéu é algo que vem de anos atrás, o costume desse acessório se manteve na Europa, porém, em terras brasileiras está agora vindo a se popularizar (caso queira saber mais sobre a história do chapéu, clica aqui). Com isso, surgem muitas dúvidas entre as pessoas que desejam começar a usar, mas não sabem de que forma ou em que ocasião deve-se vestir um chapéu. Aqui te ensinaremos como.

A verdade é que o jeito certo de usar chapéu é na forma que você achar melhor e mais se sentir confortável.

Antigamente, os turbantes, as tiaras e as coroas eram utilizadas por nobres, sacerdotes e guerreiros como símbolo de status social. Hoje em dia, alguns profissionais também utilizam chapéus em suas vestimentas como soldados, marinheiros entre outros.

Sabiam que na Antiga Roma os escravos eram impedidos de usarem chapéus? E quando foram libertos, eles passaram a usar como símbolo da sua liberdade?

Mas voltando ao assunto de como usar chapéus, o jeito certo é o que você se sentir confortável, mas vamos dar algumas dicas caso ainda se sinta insegura para iniciar no mundo desses acessórios tão famosos no mundo.

Como usar chapéu em Almoço e/ou em Jantares

O uso de chapéu para essa ocasião é liberado, porém, também vai muito para “que tipo de chapéu você gosta de usar?”. Agora é importante ficar atento, pois existem espaços fechados. Nesse caso, por conta da etiqueta, deixe-o no colo ou pendurado na cadeira e nunca, jamais em cima de uma mesa. Mas se for ao ar livre você pode sim mantê-lo na cabeça.

Exemplos de chapéu para usar em almoço e/ou jantar:

                                                                                     

  

O ideal para este tipo de ocasiões é o estilo: Chapéu Panamá ou Paris.

 

Como usar chapéu em Shows, Espetáculos, Teatro e Cinema

A regra é praticamente a mesma citada acima, para uso em ambientes fechados o recomendado seria retirá-lo para não atrapalhar a visão das pessoas e para ambientes mais abertos, pode ficar mais tranquilo e usar à vontade.

Exemplo de chapéu para usar em shows, cinemas, espetáculos ou teatro:

           

 

Tanto os homens quanto as mulheres podem optar por: Chapéu Fedora e Boina.

 

Como usar chapéu em Casamentos

O uso do chapéu atualmente está sendo bem adotado entre os noivos, porém, o uso desse acessório é realizado geralmente em casamento ao ar livre, em algo mais rústico ou praiano. E em caso de cerimônias mais de dia, o indicado é usar chapéus com abas menores, e caso seja pela tarde, você poderá utilizá-las com abas mais largas. Mas caso o casamento seja em uma igreja, o ideal é retirar o acessório.

Exemplos de chapéu para casamentos (esse caso se aplica, hoje em dia, mais aos homens):

Há duas opções de uso: Chapéu Panamá e Boina.

 

Como usar chapéu na Praia

Já na praia você pode usar e abusar, pois o uso do chapéu além de dar aquele charme na praia, irá acima de tudo lhe proteger contra o sol que agride sua pele.

Exemplos de chapéu para usar na praia:

  

Tipos de Chapéu para a praia: Floppy, Panamá e Viseira.

 

Se você gostou dessas dicas e dos exemplos, e busca saber mais sobre chapéus e onde você pode comprá-los, conheça a Efeito MDC, uma loja que vende chapéu de altíssima qualidade, visando o conforto e com completa sofisticação. Chapéus produzidos exclusivamente em você, então aproveite para conhecer.

Estas foram nossas dicas para você que deseja iniciar a usar chapéu, mas não sabe onde usar e nem como. Esperamos ter ajudado e que tenha gostado.